EDI GOBATO- CONTABILIDADE AQUI




Mediante a atual situação por conta do COVID-19, o governo estará liberando por 3 meses um Auxilio Emergencial, veja na tabela acima se você tem direito.
O Aplicativo de cadastro para receber o benefício, foi disponibilizado no dia 07-04-2020, terça- feira.


SEGUE LINK PARA O CADASTRO DO AUXILIO 
EMERGENCIAL:




É só clicar neste link e siga as instruções, você irá receber um código de acesso e depois da confirmação, poderá acompanhar no dia seguinte a sua solicitação.








CONTABILIDADE AQUI - VOCÊ DONA DO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO, FALANDO SOBRE MEI- MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL






O QUE É MEI?
MEI – Microempreendedor Individual, criando em 1° de julho de 2008, este tipo de empresa foi criado para atender principalmente os profissionais autônomos, ambulantes, artesãos, diaristas, entre muitos outros.
Geralmente estes profissionais não recolhiam o carnê de INSS mensal, o que dificultava quando havia um acidente de trabalho, afastamento por motivos de doença, auxilio maternidade, e a tão esperada aposentadoria. O valor do recolhimento era um fator que impedia as pessoas de contribuírem mensalmente.
VANTAGENS
Para o MEI a regularização de seu negócio traz muitas vantagens, as mais conhecidas como: auxílio doença, auxílio-maternidade, aposentadoria e aposentadoria por invalidez.
Para os dependentes do MEI: pensão por morte e auxílio reclusão, com duração variável de acordo com a idade do beneficiário e tempo de contribuição do MEI.
Outras vantagens são: contratar 1 empregado de forma legalizada; abertura de conta corrente para o MEI; linhas de crédito mais acessíveis; não paga alvará de funcionamento; trabalha tranquilo, pois está dentro das exigências fiscais e municipais.
Valor reduzido da carga tributária, e pode fazer seu próprio horário.



DESVANTAGENS
Como o MEI não é obrigado a ter uma contabilidade, muitas vezes em caso de solicitar empréstimos ou financiamentos, os bancos podem exigir documentos que o MEI não tem (farei outro post de como amenizar esta situação);
Caso o MEI não emita a nota fiscal e envie uma mercadoria para fora de seu estado, existe a possibilidade de apreensão da mercadoria. (neste caso recomenda-se a emissão de nota fiscal);
Limitação na contratação para apenas 1 funcionário;
Não pode contratar cônjuge ou companheiro como funcionário.
Limite de faturamento anual de R$81.000,00, sendo proporcional aos meses de abertura.
Por não ter o controle contábil muitas vezes o MEI descuida e não tem o controle de suas entradas e saídas, podendo ocasionar a exclusão da modalidade e penalidades financeiras.
Não tem férias remuneradas, 13°, horas extras, e muitas vezes trabalha mais que como funcionário.
  
OBRIGAÇÕES
A principal é pagar o DASMEI pontualmente, pois caso ocorra necessidade de solicitar algum benefício, o mesmo não será liberado em caso de pendências.
Entrega da declaração anual, sempre de janeiro a maio; porém para as pessoas saberem se terão que entregar o imposto de renda de pessoa física é necessário fazer o levantamento de março a abril (período de entrega do IRPF).
Ter controle das receitas, despesas e ter todos os documentos que comprovam as transações: notas fiscais, extratos bancários, extrato das “maquininhas”, contratos de aluguel, contas de energia, água, telefone, entre outros de acordo com cada atividade, e guardar por 5 anos. Este controle mensal será usado para apurar se o MEI deverá recolher imposto de renda de pessoa física, e qual a parte tributada e isenta do lucro total obtido. No site existe uma planilha modelo, é só preencher, assim o empreendedor terá o controle de sua empresa, também precisa lembrar que as famosas “maquininhas de débitos e créditos” devem compor o valor das receitas, juntamente com os valores que entram em caixa.




Vale lembrar que hoje toda informação é cruzada, os bancos e operadoras das maquininhas de cartão, o fornecedor de produtos, todos enviam informações para a Receita Federal, em caso de omissão de informações ou divergências pode haver penalidades nada agradáveis.

Por: Edisangela Patricia Gobato
Contadora
19-99360 5199 Whatsapp











Meu nome é Edisangela Gobato, mas todos me chamam de Edi, nasci e cresci em Valinhos, sou mãe de um casal de filhos maravilhosos.

Sou contadora formada desde 2004, atuo na área de regularização de empresas, abertura, encerramento, imposto de renda pessoa física, regularização de MEI´s, emissão de CT-e´s, e demais trabalhos na área contábil; também atuo na área de perícia contábil judicial e extrajudicial. Amo meu trabalho, e fico muito feliz auxiliando as pessoas a deixarem suas vidas regularizadas, é um trabalho muito gratificante.

Estarei à disposição de todos vocês juntamente com esse grupo de mulheres empreendedoras, que sejamos todas bem vindas nesse projeto!

Uma linda jornada a todas nós!

Para contratar os meus serviços entrar em contato:

Watszap : 19 –99360-5199
Email : edisangela.contadora@gmail.com
Facebook:  edisangelagobato
Instagram : @abelezabateasuaporta









AVISO IMPORTANTE PARA VOCÊ EMPREENDEDOR(A)  QUE TEM SUA MEI :




Para quem tem MEI já está no período da entrega da Declaração das Receitas de 2019, o prazo para entrega é 31/05/2020; porém é necessário um levantamento das receitas e despesas para apurar se há a obrigatoriedade da entrega de Imposto de Renda de Pessoa Física.
Cada vez mais a Receita Federal vem cruzando os dados e notificando vários CNPJ´s e CPF´s por divergências de informações.

As operadoras de "maquininha" seja crédito ou débito, e os banco enviam todos os recebimentos
 para a Receita Federal, ou seja, o cruzamento de informações onde exista divergência com certeza pode trazer prejuízos.

Dúvidas ? estou à disposição.


Edisangela - Contadora
Whatsapp 19 - 99360 599 
email.: edisangela.gobato@gmail.com
Horário comercial 8:00 h as 18:00 h



Nenhum comentário: